Na manhã do dia 24/11, no Centro Municipal de Educação Dr. Januário de Andrade Fontes, em Viçosa-MG, alunos de pós-graduação, graduação e ensino médio, professores e técnicos de diversos departamentos da Universidade Federal de Viçosa (UFV) estiveram na escola para mostrar à comunidade, com linguagem amigável e acessível, as pesquisas e atividades praticadas na UFV.
Trata-se do projeto de extensão ‘Ciência na Praça’ que, em sua 5ª Edição, envolveu mais de 90 membros da UFV, e contou com público superior a 300 pessoas, entre familiares e estudantes do Centro Municipal, e membros da comunidade, que ainda participaram de sorteio de brindes e de outras atividades interativas.
O objetivo do Projeto é estimular a aproximação entre a Universidade e a comunidade de Viçosa, de forma a promover a popularização da Ciência. Nesta edição, participaram os seguintes projetos: ‘Seria um crime perfeito… se não fosse pelos insetos!’; ‘Zoonoses parasitárias dos animais domésticos’; ‘Liga Acadêmica de Estudos sobre Criminalidade (LAEC)’; ‘Câncer de pele: como prevenir e identificar?’; ‘Botânica: Reprodução e Desenvolvimento’; ‘Vacinas: mitos e verdades’; ‘Museu de Zoologia João Moojen: ensinando e conservando a biodiversidade’; ‘Fórmula UFVolts Majorados’; ‘Projeto Aurita – UFV’; ‘Metais Pesados e o Sistema Reprodutor’; ‘Água e crise hídrica em Viçosa’; ‘Alternativas individuais para o sistema de tratamento de esgoto’; ‘Sementes Crioulas da Zona da Mata Mineira – ECOA/UFV’; ‘Tele Transportador do Sauá’; e ‘Projeto InterAção’.
Para a professora de Educação Física do Centro Municipal, Adriana Tiradentes, o Projeto permite uma troca de saberes rica e inspiradora entre os grupos da UFV e a comunidade, principalmente as crianças. “É muito interessante ter acesso aos conhecimentos científicos gerados na UFV de forma simples, prática e acessível, notando a utilidades destas pesquisas no nosso dia a dia”, completou.
O Projeto Ciência na Praça foi capaz de transformar e enriquecer a vida dos pesquisadores, como afirma Miller Melo Sanches, participante pela segunda vez, com o estante ‘Botânica: Reprodução e Desenvolvimento’. “Durante toda a graduação busquei participar de projetos de extensão e até mesmo organização de pequenas feiras e palestras em escolas. Na pós-graduação não seria diferente. O Ciência na Praça é um projeto encantador, e esta palavra remete muito a diversidade de pessoas que ele alcança. Não é passado apenas uma informação, é uma experiência a ser vivenciada. Através do projeto chegamos a ver pais fantásticos que acompanham, motivam e são curiosos quanto ao que estamos passando. É visto também uma diferença grande em idade, série e grau de dificuldade. Porém é nítido ver alunos super motivados e interessados, que nos motivam ainda mais”.
O Ciência na Praça é uma iniciativa da ONG Em Rede – Núcleo Viçosa, da Diretoria de Relações Internacionais (DRI) e do Departamento de Economia Rural (DER), com apoios da Fundação Arthur Bernardes (FUNARBE), do Sicoob UFVCredi e do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCB) e Centro de Ciências Exatas (CCE) da UFV. Garantindo a preocupação com a destinação de resíduos gerados no evento, houve a parceria com o projeto “Lixo Zero”.
CONFIRA AS FOTOS DO EVENTO!
Créditos: Lorena Lelis, Lara Viana e Gabriel Almeida.