A partir de fevereiro de 2017, a Rede Csf iniciou um processo de redefinição do foco da organização de forma a adequar a nova identidade que começou a se desenvolver nos núcleos. Dessa forma, nasceram duas organizações irmãs e autônomas entre si: a Rede CsF Alumni com foco na integração de ex-bolsistas do Programa Ciência sem Fronteiras e fomento a projetos com foco em CTI&E, e a Em Rede, uma organização que tem como pilares a ciência, educação e integração de jovens em Núcleos nas universidades.
Assim, desde a mudança de identidade da Em Rede, tem-se pensado em uma forma de integração dos Núcleos espalhados pelas universidades do país. A oportunidade veio a se realizar neste mês de novembro em Viçosa, iniciando no dia 24 com uma festa de integração dos Núcleos de Minas Gerais que vieram passar o sábado (25) para uma série de palestras, as quais envolveram tanto as atividades desenvolvidas pelos núcleos e pela Rede CsF Alumni, quanto uma discussão motivacional ministrada por um convidado ilustre.
O I Encontro Mineiro Em Rede foi realizado no auditório da Biblioteca Central da Universidade Federal de Viçosa, porém foi iniciado com o comparecimento dos colaboradores dos Núcleos de Juiz de Fora, Leopoldina, Viçosa e do Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais campus Juiz de Fora, na Terceira Edição do Ciência na Praça, que iniciou às 9h na Escola Estadual Raul de Leoni. Confira aqui a reportagem do Ciência na Praça!
Na parte da tarde, a programação se iniciou com a apresentação dos Núcleos Presentes. A atual coordenadora do Núcleo Leopoldina e coordenadora de Talentos da Em Rede Nacional, Vanessa Melo, apresentou as atividades realizadas pelo Núcleo, que incluem o Conversation Club e também Rede Idiomas, seguido do atual coordenador do Núcleo Juiz de Fora e colaborador do setor Administrativo-Financeiro da Em Rede Nacional, Carlos Miné. Por fim, o fundador do Núcleo Viçosa da Em Rede e ex-colaborador de expansão da Rede Csf , Mateus Santos, também dissertou sobre os projetos no Núcleo Viçosa. Foi um ótimo momento de troca de conhecimento, e assim todos puderam saber dos projetos de todos os núcleos. Dando sequência, foi apresentada a Em Rede e a Rede Csf Alumni pelos colaboradores Angélica Barros e Guilherme Salvador, com ênfase nas atividades das organizações de acordo com o foco que as diferenciam, como dito anteriormente.
Por último, contamos com a presença do professor do Bacharelado em Línguas Estrangeiras Aplicadas a negociações internacionais (LEANI) no CEFET/RJ, e também integrante do Grupo de Trabalho de Políticas de Internacionalização no Ministério de Educação dentro da Secretaria de de Educação Profissional e Tecnológica em Brasília(SETEC/MEC), Wagner Belo. Com o tema “Impactos sociais de ações comuns”, foi discutido diversos assuntos englobando a atual situação do Brasil e a falta de engajamento das universidades brasileiras com os problemas sociais correntes. Durante essa discussão, foi feita uma dinâmica onde cada colaborador recebeu uma mensagem a ser aplicada durante seu discurso, como forma de integração dos presentes e consciência da importância do trabalho voluntário.
Assim, se finalizou o I Encontro Mineiro Em Rede. À todos os núcleos que puderam comparecer, ficam sinceros agradecimentos; a integração dos colaboradores contribuiu com o despertar da vontade de mudar o país, através de atitudes que já são colocadas em prática através da Em Rede. Aos núcleos que não puderam comparecer, espera-se que haja a possibilidade de um encontro em outra oportunidade, de forma a se reforçar a importância desse trabalho desenvolvido por todos os colaboradores. Por último, agradecimentos à Diretoria de Relações Internacionais pelo apoio contínuo que possibilita o trabalho da Em Rede – Núcleo Viçosa.
Facebook da Em Rede/Viçosa: @NucleoEmRedeVicosa