No dia 27 de maio (sábado), ocorreu o minicurso Falar em Público: Uma Barreira Acadêmica, promovido pelo Núcleo (IN)forma da Rede CsF. Com o objetivo de trazer técnicas de Falar em Público aos acadêmicos, o ministrante e graduando em psicologia na modalidade bacharelado pela Univiçosa-MG, Vinicius Augusto Medeiros Viana, trouxe informações importantes para o aperfeiçoamento da fala em público. Vinicius atualmente coordena o projeto “Prepara-se para o semestre que vem aí” e está vinculado à Divisão Psicossocial da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Também é um dos colaboradores da Divisão de Projetos do Programa Rede CsF – Núcleo Viçosa e atua na supervisão dos projetos de extensão Núcleo Visita e Núcleo (IN)forma.
Ao trazer uma proposta de enriquecimento da maneira de se expressar em público, os aprendizes foram preparados também para aprensentações de trabalhos, seminários e palestras através de técnicas experenciais e vívidas. Contando com o conhecimento do ministrante, primeiramente foi possível explorar as habilidades e atitudes dos alunos, bem como questões emocionais como nervosismo, medo e ansiedade, visando sempre melhores maneiras de ler, expressar ideias, gesticular e falar.
Finalmente, se encerrou o encontro em uma roda de conversas, com troca de experiências, dicas e uma discussão com a convidada especial e psicóloga Leticia Alvares, que também é professora da Univiçosa e psicóloga da Divisão Psicossocial da Universidade Federal de Viçosa.
O que me motivou foi a real dificuldade dos acadêmicos quando a comunicação em publico. E saber que eu, como graduando em Psicologia, poderia estar ajudando a quebrar essa barreira.
Foram abordadas em primeiro momento questões de oratória, como fala, leitura, voz, vestimenta e preparação; em um segundo momento, foram abordadas as questões principais para uma boa fala em público, sendo elas: a auto estima, o autoconhecimento, timidez , ansiedade e medo.
Me baseei em cinco princípios: habilidades a se desenvolver, atitudes a serem tomadas, conhecimentos necessários, promoção de autoestima e promoção de autoconhecimento.
Dou três dicas: lembre que o importante é passar o conteúdo corretamente, conheça seu tema e seus limites pessoais e respire de forma correta.
Nos dias atuais onde a comunicação é vista como a base da sociedade, a capacidade de falar em público se torna algo de real necessidade principalmente no meio acadêmico.
Sim, estaria disponível e gostaria de ter a oportunidade de ministrar sobre esse tema novamente, até por ser uma pauta de demanda constante, e dessa forma sempre aperfeiçoar o conteúdo do minicurso. Mas estou sempre atento a novas demandas onde caberiam a mim, em minha área de atuação, buscar explicar, passar e intervir, para que o objetivo do minicurso seja cumprido.